quarta-feira, 9 de março de 2011

Guns N' Roses - Puro Hard Rock


No cenário musical de Los Angeles na década de 1980 o que reinava era o Glam Metal. Bandas como Mötley Crüe, Warrant, Poison, W.A.S.P., Dokken, Ratt e várias outras, tomavam conta das rádios. Quem quisesse ouvir algo mais pesado, sem ser puxado para o trash, que na época tinha grandes bandas também, não tinha muitas opções. É nessa fase que entra o Guns N' Roses: uma banda realmente de hard rock.
A banda de Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler lançou seu primeiro álbum em 1987, o Appetite for Destruction, considerado por muitos o maior álbum de hard rock de todos os tempos, com clássicos como Welcome to the Jungle, Paradise City, Nightrain, Mr. Brownstone e outras além da famosa Sweet Child'o Mine que fizeram o AFD alcançar o topo das paradas.


Em 1988 a banda lança seu segundo álbum, GNR Lies. Esse álbum contém faixas acústicas e algumas músicas ao vivo. O álbum também foi um sucesso de vendas e lançou clássicos como a balada Patience.
Em 1991 a banda já estava no topo do mundo e era conhecida como a banda mais perigosa do mundo devido aos seus atos nem um pouco educativos como jogar televisores pela janela. Nesse ano a banda passou por mudanças na formação trocando o baterista Steven Adler pelo ex-The Cult, Matt Sorum e ainda acrescentou um tecladista à banda, Dizzy Reed, que entrou por indicação de Axl Rose. Ambos estrearam no Rock in Rio com um público de 140 mil pessoas. Nesse ano o Guns N' Roses lança seu terceiro álbum, um duplo: Use Your Illusion I e II. Os Illusions possuem clássicos como Don't Cry, Estranged, November Rain, You Could Be Mine e outros.


Durante essa turnê Izzy Stradlin sai da banda alegando cansaço e que não queria mais ver seus amigos se estragando nas drogas. Ele é substituído por Gilby Clark. É a partir daí que o Guns começa a se destriur com a briga de egos entre Axl e Slash, eles ainda lançam mais um álbum juntos em 1994, o The Spaghetti Incident, álbum só de covers que não teve uma boa recepção da crítica. Slash sai em 1996,Matt Sorum em 1997 e Duff em 1998. Os outros dois saíram devido ao clima carregado na banda, que era de muita tensão.
Em 2008, o Guns N' Roses (Agora só com Axl da formação original) lança o esperado Chinese Democracy (Farei um post mais na frente para falar sobre essa saga), e sai em turnê apenas em 2009. O new Guns N' Roses, como foi apelidado, é uma grande banda, com um Axl Rose cantando muito bem. Passaram pelo Brasil em 2010, fazendo grandes shows. Há a boatos de novo álbum entre 2011 e 2012, tratando-se de Guns N' Roses e Axl Rose, só nos resta esperar.

A atual banda é formada por:


- Axl Rose - Vocal, Piano

- Bumblefoot - Guitarra

- DJ Ashba - Guitarra

- Richard Fortus - Guitarra

- Tommy Stinson - Baixo

- Frank Ferrer - Bateria

- Dizzy Reed - Teclado, Piano

- Cris Pitman - Teclado, Sintetizadores




DISCOGRAFIA GUNS N' ROSES

(para fazer o download clique no nome do álbum)

APPETITE FOR DESTRUCTION - 1987


GNR LIES - 1989

USE YOUR ILLUSION I - 1991


USE YOUR ILLUSION II - 1991
THE SPAGHETTI INCIDENT? - 1994
CHINESE DEMOCRACY - 2008


Curiosidades

- A turnê do Use Your Illusion foi considerada a maior turnê de todos os tempos, em relação a custos, lucro e tempo.

- Antes de fazer parte do Guns N' Roses, Slash havia feito um teste para o Poison, porém C.C. Deville se saiu melhor e ficou com a vaga. Hoje em dia Slash agradece, pois acha que não teria dado certo lá.

- Ao sair do Guns N' Roses Slash, Duff e Matt formaram o Velvet Revolver.

- A marca de refrigerante Dr. Pepper falou que no dia que o GNR lançasse o Chinese Democracy iria dar uma lata para cada cidadão americano.

- Para tirar sarro com o Guns n' Roses a banda Offspring falou que iria usar o nome Chinese Democracy em um álbum antes que o GNR lançasse o álbum, porém a ideia foi deixada de lado.

ENQUETE

Toda vez que o blog falar sobre alguma banda iremos colocar uma enquete. A enquete de hoje é : "Qual o melhor álbum do GNR?"

3 comentários:

  1. Luquinhas da banda Vem Pra Cá9 de março de 2011 18:18

    Appetite for destruction!

    ResponderExcluir
  2. appetite for destruction, the spaghetti incident e chinese democracy.. além do greatest hits, claro :D

    ResponderExcluir
  3. Eternosssssss.. quem nunca ouviu pelo menos uma música rs.. bjs

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir