domingo, 5 de dezembro de 2010

A maior música de todos os tempos

Ouvindo a discografia de uma das maiores, senão a maior, banda de rock de todos os tempos, o Led Zeppelin, me deparei com uma música que mexe com qualquer pessoa. Ela se encontra no álbum sem nome -alguns o chamam de Led Zeppelin IV- de 1971 e se chama Stairway to Heaven, se você não conhece escute-a no vídeo nesse post e RELEMBRE, pois é impossível não conhece-la.



Primeiramente vou contar como ela foi composta. A banda estava descançando em uma casa no País de Gales, descançando de uma turnê, quando Jimmy Page chegou com uma idéia de juntar algumas coisas que ele tinha na guitarra para resultar alguma música. Enquanto o guitarrista dedilhava a música, Robert Plant compunha a letra até que um momento sua mão já não o obedecia mais e fazia a letra só, resultando num belo resultado. A música foi lançada com o álbum em 1971, porém em 1970, Page deu uma dica para os jornalistas de como iria soar a nova música. “É uma idéia para uma faixa realmente longa... Você sabe como ‘Dazed and Confused’ e outras músicas nesse estilo eram divididas em seções? Bem, queremos tentar algo novo com órgão e violão que aos poucos aumentam de intensidade e, em seguida, entram as partes elétricas... Poderá ser uma faixa de quinze minutos".

A música recebeu vários prêmios e é a música mais pedida e tocada nas rádios de todo o mundo Até o ano 2000, havia sido executado somente 3 milhões de vezes e além disso, tem a partitura mais vendida da história com mais de 1 milhão. Ela nunca foi lançada como single, pois a banda não permitiu que ela fosse editada, sendo um hino sem ser um single. Nunca imaginaram que ela seria tocada nas rádios devido ao seu tempo, pois a única música a fazer isso havia sido 'Hey Jude' dos Beatles.

Algumas pessoas acusaram o Led Zeppelin de plágio, alegando que Stairway to Heaven copiava uma música chamada "Taurus" do extinto grupo Spirit. No relançamento de um álbum em 1996 o compositor, guitarrista e vocalista da banda, Randy California disse:
"As pessoas sempre me perguntam porque ‘Stairway to Heaven’ soa exatamente como ‘Taurus’ que foi lançada dois anos antes. Eu sei que o Led Zeppelin também tocou ‘Fresh Garbage’ ao vivo. Eles abriram para nós em sua primeira turnê norte-americana". Clique
aqui para ver uma comparação entre a introdução das duas músicas.

No começo da década de 1980 alguns evangélicos americanos alegavam que várias músicas de rock contiam mensagens subliminares que poderiam ser escutadas ouvindo a música ao contrário. Stairway to Heaven foi acusada de possuir esse tipo de mensagem. Segundo os acusadores, a mensagem seria na parte da letra "If there's a bustle in your hedgerow, don't be alarmed now..." que ao contrário ficaria "Here's to my sweet Satan, I sing because I live with Satan" traduzindo ficaria algo do tipo "Brindemos ao meu doce Satã, eu canto por causa do Satã." Um engenheiro de som da gravadora disse que isso é idiotice, pois a banda não iria gastar dinheiro e tempo com uma imbecilidade dessas. Robert Plant já falou que fica chateado com isso, pois fez a música com boas intenções, não para ficarem invertendo e colocando mensagens.

Dificilmente veremos um música como está novamente. É a maior música da história do Rock N' Roll e baseado na concorrência de hoje em dia vemos que esse título será mantido por muito tempo ainda. O próprio Jimmy Page fala que é impossível eles fazerem outra música como essa, "Eu não sei se tenho a habilidade para fazer isso de novo. Eu tenho que trabalhar muito antes de poder chegar perto desses estágios de total e consistente brilhantismo”. É por isso que eu a considero a maior música de todos os tempos, um hino de uma era que estava crescendo com o rock, um hino que segue na vida de várias pessoas, um hino com oposições, objeções e mistérios, mas que é capaz de desarmar qualquer amante não só do velho e bom Rock N' Roll, mas também da música.

Vejam e apreciem, sem moderação, exagerem.

14 comentários:

  1. A música tem uma excelente melodia. Muito boa!
    Li uns posts anteriores... Seu blog é muito bom.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. gostei do poost (:
    o novo background também está mt legal..

    ResponderExcluir
  3. Muuuito boa!
    Eu acho que é UMA DAS melhores músicas de todos os tempos, mas não chega a ser a melhor, hahaa.

    Cresci ouvindo isso, muito bom mesmo.

    Belo blog, adorei o background e o conteúdo. Parabéns!

    depois dá uma passada no meu http://fuckingweblog.blogspot.com/

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. o led zapelin talvez seja uma das melhores bandas de Rock. Mas pra mim eu destaco o Guns N roses, o scorpions, o KISS, entre outras.
    Abs. Seguindo pra voltar.
    http://umsernovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. muito bom o blog parabéns. Led Zeppelin faz parte da minha exótica playlist.
    Estou seguindo, espero sua retribuição ;]
    http://umpoucosobreisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Robert Plant FOI genial, hoje em dia talvez tenha esquecido suas origens, mas Led é Led !
    http://musilitica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Stairway to heaven é realmente marcante e especial. Até hoje muitos críticos musicais não sabem dizer ao certo qual é o seu gênero

    ResponderExcluir
  8. adooro..
    e ameei o fundo do seu bloog..!
    só os fodões!
    rsrsr
    já sigo akiie ha algum tempo...
    http://the-blog-teenager.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é excelente!Não gosto do estilo da banda, mas eles são talentosos!

    ResponderExcluir
  10. Essa música é mesmo linda.

    ResponderExcluir
  11. Seu blog esta de Parabéns!!!
    Visita lá o meu e Vota na enquete da gata do mês de janeiro http://aufanaticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Essa música é foda, a melhor deles... quer dizer.. A melhor depois de 'Since i've been loving you'
    Ficou iradissimo o post =D

    ResponderExcluir
  13. Realmente, essa música... bem não tenho palavras para descrever, ela marcou uma década e marcou a história de rock n' roll... Led Zeppelin é a melhor bandas de todos os tempos. Não só por Stairway To Heaven, já que essa música sim, faz ela ser a melhor de todas: http://www.youtube.com/watch?v=FX_cixaPHbA

    ResponderExcluir