quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Simo Häyhä - O Morte Branca


Simo Häyhä nasceu em 1906 na Finlândia. Filho de fazendeiro, alistou-se no exército por ser obrigatório aos 17 anos, porém após cumprir o tempo, voltou à vida da fazenda. Em 1939, a União Soviética estava invadindo a Finlândia, com um exército de mais de 160 mil homens. Com vontade de defender sua pátria, Simo resolveu lutar na floresta, que conhecia como ninguém, durante o forte inverno, com temperaturas entre -20 e -40 graus Celcius, pegou seu rifle Mosin Nagant M28 em calibre 7.64X54 R e escondeu-se na floresta sob 2 metros de neve.
Aquela floresta era sua casa, caçava e caminhava por lá, assim matou vários soviéticos, que já chegavam cansados à floresta devido ao dificil acesso. Devido à sua habilidade, que àquela altura já havia matado dezenas de soldados inimigos, recebeu o apelido de Morte Branca. Quando os poderosos do exército da União Soviética ficaram sabendo que essas dezenas haviam morrido por apenas um sniper, começaram a fazer missões para apenas matar Häyhä, porém sempre falhavam e o finlandês eliminava todos.
Primeiramente foi mandado um comando especial depois um grupo de counter-snipers (snipers especializados em matar outros snipers). Em 1940, foi lhe oferecido um rifle com uma luneta eletronica porém o presente foi recusado pelo Morte Branca, pois segundo ele, o rifle era muito bom, mas o forçava a levantar um pouco a cabeça, o que poderia ser fatal, também havia o fato que a lente poderia refletir a luz do sol, chamando atenção.
Ele desenvolveu técnicas de atirar sentado, que por ele ser pequeno (1.60m) o ajudava, acertando tiros de até 500m, outra tática era a de pôr neve na boca pois assim, sua respiração ficaria mais discreta. A única saída do exército adversário foi bombardear as áreas onde suspeitavam que ele estava, acertaram-no mas não o mataram.
Em 6 de março de 1940, alguém conseguiu acerta-lo na cabeça mas não foi o suficiente para matá-lo, foi achado por aliados e passou semanas em recuperação. Segundo os soldados, ele estava com o lado esquerdo do rosto destruído, chegaram a dizer que faltava uma parte de sua cabeça. No dia 13 de março recuperou a consciencia, entretanto, foi nesse dia que a guerra terminou, com a derrota da Finlândia.
Ele morreu em 2002, em casa, com 96 anos. Suas vítimas com o rifle chegaram a mais de 500, que juntamente com mais de 200 com a metralhadora, resultaram em mais de 700 mortes, um recorde. Segundo ele, seu segredo era a prática e o amor a pátra também dizia que não tem remorsos por nenhuma morte pois estava cumprindo ordens. Na foto da esquerda, ele já perto de falecer.





2 comentários:

  1. Bom mesmo era se ele, lá de cima (ou de baixo?), acertasse umas balas em brasília.

    ResponderExcluir
  2. vem pra Brasília kkkkkkkkkkk

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir